domingo, 18 de janeiro de 2015

Como tornar uma fazenda orgânica






Produtos orgânicos são aqueles em que, no seu cultivo, não são usados agrotóxicos nem fertilizantes químicos. Todo o processo é baseado em produtos naturais, que não agridem o solo mantendo sua vida intacta.

Entre as técnicas utilizadas para se produzir alimentos orgânicos estão a adubação verde, emprego de compostagem, manejo orgânico do solo, diversidade de culturas entre outros.

Por isso, ao decidir cultivar orgânicos, é preciso, além de conhecer esses processos, escolher asáreas rurais. Pois, dependendo do nível de contaminação do solo, pode-se demorar anos para torná-lo próprio para o cultivo de orgânicos.

Depois da descontaminação é preciso preparar o solo, e em se tratando de plantação orgânica, deve ser feita da maneira mais natural possível. E para isso se utiliza a adubação orgânica com esterco de origem animal, composto orgânico, compostagem, composto orgânico “Bokashi”, biofertilizantes, supermagro.

Caso o solo tenha perdido sua fertilidade, a técnica utilizada também não agride o meio ambiente, é a adubação verde que enriquece o solo com sua massa vegetal e repõe a falta de nutrientes.


Outro ponto muito importante é entender cada espécie a ser cultivada se comporta, já que na agricultura orgânica, há a diversidade de culturas. Só com essas informações, é possível produzir adequadamente.

Em alguns casos, será preciso a utilização de estufas, por isso, também se deve verificar o local onde ficará instalada a estufa.

Para o controle de pragas e doenças, também são utilizadas técnicas verdes como a rotação de culturas, solarização, plantas companheiras e a promoção das condições favoráveis para os inimigos naturais.

Após todas as mudanças e implementações de processos, é preciso solicitar a certificação de produto orgânico que é realizado pelas agências do IFOAM –  International Federation of Organic Agriculture Movements.


Por Laryssa Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário