domingo, 21 de dezembro de 2014

Passando 'spray' no telhado




Cientistas criam novo modo de colocar células solares em películas ultrafinas

Pequisadores da Universidade de Toronto encontraram um novo meio de colocarcélulas solares sobre superfícies finas e flexíveis, que seriam então colocadas em telhados. E fizeram isto com o uso de um spray. Tais painéis passariam quase despercebidos.

“Meu sonho é um dia ver dois técnicos com mochilas como aquelas do filme ‘Os Caça Fantasmas’ chegando em sua casa para borrifar seu telhado”, disse o engenheiro elétrico e da computação Illan Kramer.

Além disso, películas mais flexíveis poderiam ser utilizadas para carregar aparelhos elétricos.
Kramer e colegas misturaram em uma solução minúsculas partículas de materiais sensíveis à luz, conhecidos como pontos quantum coloidais. Depois, compraram em uma loja de arte algumas unidades de air brush.

Para aplicar a solução a uma superfície flexível, usaram um método similar ao das rotativas de jornal, mas em vez de borrifar tinta em papel, usaram air brush para espalhar a solução na película.

Em experimentos, os pesquisadores mostraram que sua técnica resultou em painéis solares com a mesma eficiência de outros com películas finas e de fabricação mais cara, diz o Daily Mail.   

Foto: John Schneider/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário